Instituto Pensar - Segundo dia do Enem bate novo recorde de abstenção, com 55,3% de faltas

Segundo dia do Enem bate novo recorde de abstenção, com 55,3% de faltas

por: Eduardo Pinheiro 


Foto: André Porto/ UOL

Neste domingo (24) ocorreu em meio à pandemia o segundo, e último, dia do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2020. O exame foi marcado por mais um recorde de abstenção, com 55,3% de faltas em todo o Brasil, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A ausência neste segundo domingo foi maior do que a do primeiro dia de prova (17), que teve 51,5% de faltas, batendo, novamente, o recorde de abstenção no exame.

Os números foram apresentados pelo presidente do instituto, Alexandre Lopes, em coletiva à imprensa. Segundo ele, 2,4 milhões de inscritos compareceram para fazer as provas de Ciências da Natureza e Matemática, contra um total superior a 3 milhões de ausentes.

Leia tambémEm meio a pressão por adiamento, diretor responsável pelo Enem morre de Covid

"Foi mais do que a gente estava esperando?, afirmou. No entanto, defendeu a realização da prova em meio ao aumento de casos de Covid-19 no país. "O Inep não pode parar?, disse. Para Lopes, a decisão foi importante para aqueles que compareceram a prova.

"Tivemos milhões de pessoas interessadas em fazer o Enem. Prepararam-se, foram ao local das provas, fizeram as provas. E, porque o fizeram, vão poder concorrer às vagas do Sisu no primeiro semestre de 2021?, afirmou.

O Sisu é o Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação, que usa as notas do Enem para ingresso em instituições de ensino superior públicas.

Ministro não vê surpresa em faltas

Mais cedo, no domingo, em São Paulo, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse que foi correto prever a alta abstenção para organizar as salas.

"Se houve esse pensamento, de que a abstenção seria de pelo menos 30%, então estávamos certos porque ela foi de 51%?, afirmou Ribeiro. "Temos que ver o outro lado também, e não estou querendo defender ninguém, mas imagine, se tivéssemos contratado tudo [número de salas suficiente], o valor de dinheiro público que haveríamos de usar.?

Apesar de ter afirmado que o exame foi um "sucesso?, Ribeiro foi convocado pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) a prestar esclarecimentos sobre falhas da pasta no planejamento e na logística do Enem.

Reaplicação do Enem

Durante coletiva, Lopes relembrou que os inscritos que se sentiram prejudicados por incidentes logísticos durante a aplicação dos exames nos dois dias de provas poderão solicitar a reaplicação. Ele encorajou os inscritos que não fizeram as provas a fazer a solicitação.

O pedido deverá ser feito pela página do participante a partir de meio-dia desta segunda-feira (25) até a sexta-feira (29). Os casos, frisa o instituto, serão avaliados individualmente. A reaplicação está prevista para os dias 23 e 24 de fevereiro.

Em relação ao Amazonas, frisou o presidente do Inep, os inscritos não precisam fazer o pedido de reaplicação. Ela já será feita para todos os candidatos. 

Com informações da Folha de S. Paulo e Uol



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: